Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresII Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente da RMS aconteceu em Itu

II Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente da RMS aconteceu em Itu

Encontro discutiu fauna silvestre e como funcionam os Cetas e Cras

Encontro discutiu fauna silvestre e como funcionam os Cetas e Cras

A sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu, localizada no Parque Taboão recebeu, na última quarta-feira (29/06), o II Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O encontro teve o intuito de discutir sobre fauna silvestre e como funcionam os Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) e Cras (Centro de Recuperação de Animais Silvestres).

Na ocasião Raphael Estupinham Araújo, diretor do Centro de Destinação de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, explicou e esclareceu dúvidas quanto às diferenças entre Cetas e Cras, o que cada um oferece, como viabilizar o processo de implantação e sua estrutura.

As unidades de Lorena e de São Paulo são as mais próximas da RMS, o que dificulta a agilidade do trabalho de salvamento de animais. A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 26 municípios e estiveram presentes representantes de Itu, Sorocaba, Salto, Cerquilho e Tapiraí.

“Precisamos nos unir e procurar o fortalecimento da região para que possamos caminhar frente a esse objetivo”, comentou Gabriel Bitencourt, assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba.

Durante a reunião as queimadas também foram tema de discussão. “Estamos fazendo um trabalho de comunicação que orienta proprietários dos terrenos quanto à proibição da prática. Além disso fiscais estão notificando e multando conforme a lei”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente de Itu, Patrícia Otero, que também citou a parceria entre as secretarias, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.

O próximo encontro está previsto para acontecer em agosto na cidade de Salto com a pauta: Fauna silvestre e institucionalização desse grupo.

Texto: Decom

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(30/06/2016)