Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaIgreja Matriz continua revelando sua beleza escondida

Igreja Matriz continua revelando sua beleza escondida

Restauro Matriz dezembro 2016

Restauro Matriz dezembro 2016

As obras de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária continuam revelando o talento dos artistas que trabalharam em sua construção. Com a prospecção do arco do cruzeiro notou-se que as cores encontradas são as mesmas dos altares laterais e mor, seguindo os tons de azul e vermelho, além de douramentos.

As obras de restauro começaram em fevereiro de 2015, iniciando pelo altar mor, rendendo muitas descobertas e surpreendendo restauradores e historiadores já acostumados a obras desse nível. No local foram encontrados douramentos e trechos em prata raramente vistos em igrejas, deixando admirados até mesmo técnicos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Para que as celebrações de Natal e Ano Novo que acontecem na Igreja Matriz não sejam atrapalhadas, foram retirados os andaimes do local, mas ainda assim, as obras continuam em outro trechos da igreja e, ao terminarem as cerimônias de final de ano, o restauro retomará o seu ritmo normal.

Os visitantes que passarem pela igreja poderão notar que os altares laterais de um dos lados estão prontos, apresentando detalhes florais delicados, além de terem o entalhe ressaltado devido às cores encontradas.

A viabilização do restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária de Itu aconteceu pela parceria entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Arquidiocese de Jundiaí e o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A Prefeitura da Estância Turística de Itu garantiu o aporte financeiro necessário a uma intervenção contínua e de alta qualidade. A OSCIP Museu a Céu Aberto incumbiu-se do gerenciamento geral do projeto e dos serviços; o restauro de escultura, pintura e douração ficou a cargo de Julio Moraes Conservação e Restauro; a firma Inspirati Arte, Cultura e Comunicação responsabilizou-se pelo tratamento de madeiras e suporte operacional para as obras de restauro, e VEC Engenharia e Gestão garante o suporte técnico de engenharia e logística.

O licenciamento, fiscalização e acompanhamento geral são feitos pelo IPHAN e pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(22/12/2016)