Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeGestões AnterioresGuardas Municipais de Itu participam de Curso de Patrulhamento Tático

Guardas Municipais de Itu participam de Curso de Patrulhamento Tático

A GCM de Itu, representada pelos guardas Cavalari e Henrique, participou do 5º PATAMO (Curso de Patrulhamento Tático Motorizado), realizado na segunda quinzena de maio, pela GCM de Jandira. O curso de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi concluído na última terça-feira (31/05), com a formatura e entrega de certificados aos GCMs, representantes das cidades de Itu, Jandira, Carapicuíba, Mairinque, São Carlos, Campo Limpo Paulista, Itapecerica da Serra, Valinhos, Itatiba, Embu das Artes, Itapevi, Niterói/RJ, São José Dos Pinhais/PR, Paranaguá/PR e São Luís/MA.

O 5° PATAMO contou com uma carga horária de 250 horas, que teve como objetivo formar novos integrantes e compor uma equipe especializada, para atuar no patrulhamento tático. Durante o curso, os alunos tiveram aulas de legislação, estudo da criminalidade, doutrina do patrulhamento tático, direção defensiva e evasiva, controle de distúrbio civil, combate em ambiente confinado, abordagem de veículos e pessoas, progressão em local de alto risco, ocorrências de grande vulto e/ou com reféns, planejamento de operações, combate corpo a corpo, armamento e tiro, equipamentos e tecnologia não letal, APH tático, terrorismo e inteligência, além de sobrevivência policial.

A exigência do curso foi intensa e exigiu muito do condicionamento físico e psicológicos dos participantes. Além da cobrança dos instrutores, os alunos passaram por privações, como o frio, fome, sede e noites sem dormir, tudo isso com o objetivo principal de formar operadores táticos, que obtiveram conhecimentos de patrulhamento, visando atuar nas equipes de ROMU nas GCMs.

Texto: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu
Fotos: Divulgação

(02/06/16)