HomeSegurançaGuarda Civil Municipal apresenta grupo tático para reforçar a segurança

Guarda Civil Municipal apresenta grupo tático para reforçar a segurança

Foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (04/10) o primeiro destacamento do GTAP (Grupo Tático de Apoio e Prevenção), que tem como objetivo intensificar a atuação da Guarda Civil Municipal e resguardar ainda mais a segurança da população.
Criado pela Prefeitura de Itu o grupamento tem como foco o patrulhamento preventivo e planejado para a proteção dos espaços públicos, com atuação nos locais de maior incidência de criminalidade, como assaltos, furtos, uso e tráfico de entorpecentes.
O prefeito Guilherme Gazzola participou da apresentação e parabenizou os GCMs que integram o GTAP. “Sintam-se orgulhosos da farda que vestem e trabalhem com ostensividade no momento certo”, comentou o prefeito.
A primeira equipe, formada com oito membros voluntários dentro do quadro efetivo da GCM, vem passando por treinamento tático há um mês, sob a orientação de guardas municipais e instrutores credenciados. A formação é teórica e operacional, incluindo técnicas de abordagem, direção ostensiva, imobilização tática e Controle de Distúrbios Civis (CDC).
As ações do GTAP são realizadas em viaturas diferenciadas e envolvem um maior número de guardas municipais, caracterizando o trabalho ostensivo. Nas viaturas padrão da GCM, atuam dois guardas municipais, que solicitam apoio se necessário. Na guarnição do GTAP, serão no mínimo três integrantes. Dois veículos tipo Toyota Hilux foram adaptados para essa função. Os equipamentos utilizados pela equipe do GTAP são também diferenciados. Chamados de “equipamentos de choque” adequados às operações.
“O movimento de criação do GTAP veio dos próprios integrantes da Guarda, assim como o nome do grupo. Eles viram a necessidade de uma guarda especial, sugeriram e a ideia foi aceita. Isso mostra que são funcionários que trabalham com comprometimento ao que fazem”, destacou o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes Luís Inácio Carneiro.
Os integrantes do GTAP receberam boina e braçal. Já os instrutores do grupamento foram homenageados, assim como uma GCM que se destacou em suas funções.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Caio Gaiane, os vereadores Tiago Gonçales, Mané da Saúde, Givanildo Soares e Rodrigo Macruz, o tenente coronel do 50º Batalhão de Itu Sérgio Kazuo Abe, o representante do Quartel de Itu Major Barsi, o diretor da GCM Itu Clemente Bortoleto, o inspetor Rovaldo e demais secretários e diretores municipais.