Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresGrupo da Melhor Idade participa do Dia do Desafio

Grupo da Melhor Idade participa do Dia do Desafio

Na manhã desta quinta-feira (29/05) o Grupo da Melhor Idade, ligado ao Fundo Social de Solidariedade de Itu, participou do Dia do Desafio, fazendo atividades físicas com o professor Augusto Cruzolini. Foram 53 pessoas, entre idosos e funcionários do Grupo, que foram chegando aos poucos e se reunindo na sede da Melhor Idade para se divertir, exercitar, esquentar e ajudar Itu a participar do Dia do Desafio. Neste ano a adversária é a cidade de Nova Friburgo, localizada no estado do Rio de Janeiro, que possui cerca de 180 mil habitantes.

Em Itu, anualmente são desenvolvidas atividades nas escolas municipais, estaduais e particulares, Grupo da Melhor Idade, empresas, Prefeitura Municipal, Regimento Deodoro, academias, além de toda a população que participa ativamente.

Em 2012, a adversária de Itu foi a cidade cubana Playa, que possui cerca de 200 mil habitantes, e que venceu por 60,71% a 49,05%.

 Como funciona

O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Todas as pessoas que realizarem os 15 minutos consecutivos de atividades físicas devem oficializar a prática, através dos telefones da Secretaria Municipal de Esportes 4025-0280, 4025-8046 ou 4025-9208.

Texto: Renata Guarnieri/Fábio Navarro
Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu