06/03/2024
HomeMeio AmbienteForça tarefa visa recuperar Bacia do Itaim Guaçu

Força tarefa visa recuperar Bacia do Itaim Guaçu

Na última quarta-feira (28/07), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi realizada uma reunião para organizar uma força tarefa que viabilizará a preservação de nascentes e matas ciliares em Itu, localizadas na Bacia do Itaim Guaçu. Esta ação visa recuperar áreas de mananciais com objetivo de melhorar gradual e continuamente os cursos d’água que contribuem com o abastecimento público da cidade.
A Bacia do Itaim Guaçu, que é formada por aproximadamente 160 nascentes, abastece cerca de  30% da população ituana. Os proprietários que possuem área nessa região serão visitados pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que orientarão e colherão as autorizações para que o plantio seja realizado. Também estão envolvidas nesta ação as Secretarias de Serviços Rurais e a CIS (Companhia Ituana de Saneamento).
No total serão plantadas 1,3 mil árvores por nascente, utilizados 1,6 mil metros de arame farpado, 110 mourões, em uma área total de mais de 53 quilômetros. A bacia do Manancial do Itaim Guaçu possui 7.899 hectares de área e fazem parte os cursos d’água, do Ribeirão Itaim Guaçu, Córrego da Taperinha, Córrego do Lageado, Córrego Itainzinho, Córrego Fazenda Santa Rita, Córrego Jacu, Córrego Capela Santo Antonio, Ribeirão da Santa Terra/Conceição, Ribeirão da Conceição, Córrego da Fazenda Santa Terra, Córrego Bernardino e Córrego do Deserto.
Além dessa recuperação, a força tarefa visa desenvolver um programa de conscientização da população para preservação dos recursos hídricos e seu uso racional; regularizar as intervenções em corpos d’água de acordo com a lei 7663/91 ocorrentes no município de Itu, auxiliando o trabalho do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee); e regularizar as atividades minerárias ocorrentes no município de Itu, auxiliando o Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).