Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEsportesFestival de natação reúne Gustavo Borges e Marcelo Chierighini em piscina de Itu

Festival de natação reúne Gustavo Borges e Marcelo Chierighini em piscina de Itu

Centenas de pessoas compareceram na manhã desta terça-feira (06/12), no complexo aquático “Cel. Fiori Marcelo Amantéa” (anexo ao estádio “Novelli Júnior”), para prestigiar o festival de encerramento das atividades de 2016, do projeto “Nadando com Gustavo Borges”.

O evento contou com as presenças do prefeito Antonio Tuíze, do secretário municipal de Esportes, Carlinhos Bertagnolli e do medalhista olímpico, que empresta seu nome ao projeto, Gustavo Borges. Este ano, a festa também teve a participação especial dos nadadores Marcelo Chierighini (competiu na última edição dos Jogos Olímpicos, realizados em agosto deste ano, no Rio de Janeiro) e Marcos Vinicius Ferrari de Oliveira (representou o Brasil em diversos torneios continentais, conquistando medalhas e batendo recordes brasileiros de sua categoria), que iniciaram suas brilhantes e vitoriosas carreiras na natação, na piscina do complexo aquático ituano.

Mais de 300 crianças e adolescentes, distribuídos em diversas categorias, participaram desta grande comemoração, que marca o encerramento das aulas do “Nadando com Gustavo Borges”, neste ano.

Após uma apresentação de exibição e aquecimento, os nadadores, Gustavo Borges, acompanhado de seu filho Luiz Gustavo (também nadador), Marcelo Chierighini e Marcos Vinicius, dividiram a piscina com os alunos do projeto, que tiveram o privilégio de nadar e posar para fotos ao lado de grandes nomes da natação brasileira.

Criado em 2014, através de parceria firmada entre a Prefeitura de Itu e o Instituto Gustavo Borges, e viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte (Governo Federal), para beneficiar centenas de crianças e adolescentes matriculados nas escolinhas de natação da Secretaria Municipal de Esportes, o projeto alcançou significativos resultados e ampliou o atendimento neste ano. Em 2016, o “Nadando com Gustavo Borges” aumentou o número de alunos atendidos, com o objetivo de formar cidadãos por meio da natação, promovendo o acesso e aperfeiçoamento no esporte, intercâmbio entre os estudantes das escolas públicas, inclusão social, educação e noções de cidadania. Os alunos do projeto recebem uniformes (camiseta, boné, óculos de natação, sunga ou maiô e mochila), materiais esportivos (palmar, boias, pranchas, relógio de borda grande e cronômetros) e lanche após as aulas.

A cidade foi escolhida por contar com uma infraestrutura completa, localizada no complexo aquático anexo ao Estádio “Novelli Júnior”, e professores de natação capacitados, da Secretaria Municipal de Esportes. O “Nadando com Gustavo Borges” conta com o patrocínio de Takeda, ABL – Antibióticos do Brasil, Tenneco, Groselha Cereser e Castelo Alimentos.

Texto: DECOM

Fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(06/12/16)