HomeCulturaFestival de Artes de Itu segue atraindo grande público

Festival de Artes de Itu segue atraindo grande público

Com atrações para adultos e crianças os eventos do Festival de Artes de Itu reuniram grande público durante o final de semana que começou na noite de sexta-feira (04/07), com o show Canto Sagrado, uma homenagem a Clara Nunes, de Fabiana Cozza, no auditório do Quartel.

Fabiana cantou, dançou e encantou as centenas de pessoas que, depois do show, ainda puderam conversar, pedir autógrafos e fazer fotos com a cantora. Considerada por críticos e público uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea, sua caminhada passa pelo teatro, dança e música. Vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2012 – Melhor Cantora de Samba, Cozza atuou em musicais com temática brasileira no início da vida artística, aprimorando sua expressão cênica e interpretação, qualidades que saltam aos olhos de qualquer expectador.

No sábado (05/07) as crianças puderam viajar pelo mundo da fantasia com a apresentação do Cante com o Peixonauta. O pocket show “Cante com o Peixonauta” colocou a criançada para dançar e se divertir com interação de bonecos manipulados. Peixonauta é uma série de animação que segue as incríveis aventuras de um peixe agente secreto e seus melhores amigos, Marina e Zico.

Na noite do sábado, no auditório do Quartel, Lucas Madi & O Madeiral fizeram uma apresentação com músicas do compositor e violonista Lucas Madi, a banda tem influências do samba, jazz, música pop, nordestina, mineira e pop agradou muito ao público que foi prestigiá-los.

Já o domingo (06/07) contou com três atrações. Pela manhã, a partir das 10h, as intervenções artísticas do Arte no Beco levaram centenas de pessoas ao Beco Marcos Steinier Netto, ao lado do Museu da Energia. O evento contou com oficinas de maquiagem, oficina de arte infantil, intervenções teatrais, artes, foto, rodada de literatura e música. Já às 11h, a Orquestra Jovem da Assatemec se apresentou na Praça da Matriz reunindo ituanos e turistas que se encantaram com as crianças e adolescentes músicos.

Encerrando o penúltimo final de semana do Festival de Artes, no auditório do Quartel, a Cia Ópera Curta apresentou Madame Butterfly, que levou às lágrimas muitas pessoas que assistiam à ópera. O espetáculo adaptado se passa entre os anos 1904 e 1928, e conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que foi levado para a América e, como lhe foi contada a trágica história de sua mãe anos mais tarde. As circunstâncias levaram Butterfly a viver um longo período de privações.

O Festival de Artes de Itu é realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Rurais e da Regional do Pirapitingui, com cerca de 60 atrações gratuitas distribuídas em 37 dias.

O Festival de Artes de Itu segue até o dia 12 de julho.

Confira a programação:

Dia 09/07 – quarta-feira – feriado estadual

11h – Gran Circo Internazionale – Grupo Zibaldoni (SESC)

Local: Praça Padre Miguel

15h – O Pastelão e Torta – teatro de rua – Nossa Trupe Teatral

Local: Centro Administrativo do Bairro Pirapitingui – Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, nº 14

Dia 10/07 – quinta-feira

20h – Marcia Mah interpreta Caymmi  (SESC)

Local: Auditório do Regimento Deodoro

Dia 11/07 – sexta-feira

20h – Arnaldo Freitas – música de raiz (SESC)

Local: Auditório do Regimento Deodoro

Dia 12/07 – sábado – encerramento

15h – Malas, palhaços e risos – teatro de rua – Em Cena Produções Artísticas

20h – Traditional Jazz Band

Local: Auditório do Quartel

A programação está sujeita a alterações.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu