Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaExposição sobre os 50 anos da Biblioteca Municipal é prorrogada

Exposição sobre os 50 anos da Biblioteca Municipal é prorrogada

Álbum de figurinhas completo dos Ídolos do rádio e da TV

Álbum de figurinhas completo dos Ídolos do rádio e da TV

Devido ao grande número de visitantes que têm procurado a exposição comemorativa aos 50 anos da Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida”, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, prorrogou para até o dia 30 de abril a mostra que acontece na Casa da Praça.

A exposição conta com exemplares de livros raros e antigos pertencentes ao local. Os visitantes poderão ver uma coleção de Voltaire, a mais antiga da biblioteca, datada de 1825, com 75 volumes, que pertenceu ao príncipe russo Igor Nicolaievich Dolgorukij, que viveu em São Paulo e foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp (Universidade de São Paulo). O príncipe Igor pertencia a família imperial russa e foi expatriado após a Revolução Russa, em 1917.

Os visitantes também poderão ver 30 fac-símiles encadernados de exemplares do Correio Brasiliense; uma Revista Cruzeiro sobre a eleição do Papa João XXIII e uma outra do Papa Paulo VI; um álbum de figurinhas de ícones midiáticos dos anos 60; um exemplar de Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, autografado pelo autor, entre outras raridades e curiosidades.

A exposição pode ser visitada, na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita.

A biblioteca

A biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida”, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, tem mais de 37850 exemplares e oferece gratuitamente para a população livros para estudos, romances adultos e infantis, gibis, revistas e jornais.

Qualquer pessoa residente em Itu pode ler os livros. Basta ir até a biblioteca munido de RG e comprovante de residência, fazer a carteirinha e começar a aproveitar os milhares de exemplares disponíveis no local.

Todos os meses cerca de 30 novos livros são adquiridos pela biblioteca, muitos deles lançamentos, atendendo aos pedidos dos frequentadores do local que podem ficar 15 dias com cada publicação.

No local também há uma sala especialmente preparada para crianças com mesas e cadeiras para acomodar os pequenos que queiram ler na própria biblioteca.

Para consultar o acervo da biblioteca basta acessar o link http://itu.phlnet.com.br/ e verificar se o livro que procura está lá. A biblioteca também recebe visitas agendadas para grupos de estudantes e grupos interessados em conhecer o local.

A Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” fica na Rua dos Andradas, 201, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h. O telefone é 4013-4837.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(27/03/2015)