Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeCulturaExposição resgata livros e mapas com registros antigos da cidade

Exposição resgata livros e mapas com registros antigos da cidade

Na próxima segunda-feira (20/03), às 10h, a Prefeitura de Itu realiza a abertura de uma exposição com mapas históricos da cidade e livros de enterramento do Cemitério Municipal, compreendidos entre o final do século XIX até os anos de 1930. A exposição poderá ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no saguão do Centro Administrativo Municipal.

Nos livros de enterramento os visitantes podem ver nomes de figuras ilustres da cidade, e que hoje dão nomes a ruas, escolas, entre outros locais. Também há a descrição das datas de nascimento e falecimento, causa da morte, idade, endereço e profissão dando um panorama de onde as pessoas moravam e o que faziam. Já nos mapas é possível ver os antigos nomes de algumas ruas e as regiões da cidade que ainda não existiam.

A exposição é organizada pelo MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu), da Secretaria Municipal de Cultura, que desde o início do ano está viabilizando o processo de patrimonialização dos livros de enterramento de adultos e crianças, compreendidos entre o final do século XIX até os anos de 1930, do Cemitério Municipal de Itu.

O intuito dessa ação é preservar e perpetuar a memória e história grafadas nesses livros. Em breve a intenção é que haja a digitalização e digitação dos livros, permitindo com que a pesquisa se torne mais acessível e simples para toda população.

Os livros farão parte do Mahmi (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu) e a conservação e salvaguarda será por meio de parceria com o Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu.

imagem_release_893242

Foto e texto: Renata Guarnieri