Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeCulturaExposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas” está na região do Pirapitingui

Exposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas” está na região do Pirapitingui

Foi realizada nesta sexta-feira (26/05) a abertura da exposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas”, no Centro Administrativo Municipal do Pirapitingui. A cerimônia contou com a apresentação do grupo local companhia de Folia de Reis “Estrela do Oriente”.

O prefeito de Itu Guilherme Gazzola, os secretários municipais organizadores da mostra Geraldo Gonçalves Junior, de Cultura e Walmir Scaravelli, de Educação, e a administradora Regional do Pirapitingui Áurea da Silva Pasqua estiveram presentes.

A exposição reúne imagens da “Convenção de Itu” na atualidade, onde é possível observar como são (re)significados os ecos daquela reunião realizada em 18 de abril de 1873, no edifício do atual Museu Republicano “Convenção de Itu” e que deu origem ao Partido Republicano Paulista, ficando conhecida como “Convenção de Itu”.

“O intuito é levar informação e essa informação despertar a curiosidade, e despertando a curiosidade começar a formar a cultura e a ligação entre o passado e o presente”, comentou o prefeito.

Também compareceram a curadora da exposição Aline Zanatta, a representante dos refrigerantes Convenção Laís Guitti, demais secretários e diretores municipais e alunos da Emef “Professora Marilze Calil”.

A exposição é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi), e Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade de São Paulo, Museu Paulista e Museu Republicano “Convenção de Itu”.

Toda a população está convidada a prestigiar gratuitamente a exposição que está no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui, que fica na Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14, Cidade Nova.

O prefeito Guilherme Gazzola ressaltou que é importante despertar a curiosidade para as exposições

Prefeito Guilherme Gazzola prestigia apresentação do grupo local companhia de Folia de Reis “Estrela do Oriente”

Cerimônia contou com a apresentação do grupo local companhia de Folia de Reis “Estrela do Oriente”