Widget Image
Secretarias
18/04/2024
HomeCulturaExposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas” está aberta para visitação

Exposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas” está aberta para visitação

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (06/04) a abertura da exposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas”, no saguão do Centro Administrativo Municipal. A exposição reúne imagens da “Convenção de Itu” na atualidade, onde é possível observar como são (re)significados os ecos daquela reunião realizada em 18 de abril de 1873, no edifício do atual Museu Republicano “Convenção de Itu” e que deu origem ao Partido Republicano Paulista, ficando conhecida como “Convenção de Itu”.

O prefeito Guilherme Gazzola participou da cerimônia e destacou a importância da preservação e propagação da memória de nossa cidade. “Itu tem um passado brilhante e acredito em um futuro promissor”, declarou Gazzola.

Na ocasião o hino da escola “Convenção de Itu”, composto por Maria Lúcia Caselli, foi cantado pelos alunos do coral da escola. Os proprietários da indústria de refrigerantes Convenção, Geraldo e Teresa Guitti, foram homenageados pelas crianças.

Também estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola, o vice-prefeito Caio Gaiane, a curadora da exposição Aline Zanata, a compositora do hino da escola “Convenção de Itu” Maria Lúcia Caselli, os vereadores Dito Roque e Mané da Saúde, os secretários organizadores da mostra Geraldo Gonçalves Junior, de Cultura e Walmir Scaravelli, de educação, demais secretários e diretores municipais.

A exposição é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi), e Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade de São Paulo, Museu Paulista e Museu Republicano “Convenção de Itu”.

Toda a população está convidada a prestigiar gratuitamente a exposição que está no saguão do Centro Administrativo Municipal, que fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Os alunos da escola "Convenção de Itu" participaram da cerimônia

Os alunos da escola “Convenção de Itu” participaram da cerimônia

Os proprietários da indústria de refrigerantes Convenção, Geraldo e Teresa Guitti, foram homenageados pelas crianças

Os proprietários da indústria de refrigerantes Convenção, Geraldo e Teresa Guitti, foram homenageados pelas crianças

Prefeito destacou a importância de preservar a memória da cidade

Prefeito destacou a importância de preservar a memória da cidade

Alunos da escola "Convenção de Itu" cantaram o hino da instituição

Alunos da escola “Convenção de Itu” cantaram o hino da instituição

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu