Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaExposição de fotos “Divina Paraitinga” começa na próxima terça-feira na Casa da Praça

Exposição de fotos “Divina Paraitinga” começa na próxima terça-feira na Casa da Praça

Exposição “Divina Paraitinga” que esteve no Interfoto Itu 2014 agora pode ser vista na Casa da Praça, até o dia 29 de setembro

A exposição de fotos “Divina Paraitinga”, do engenheiro e fotógrafo Denys Flores, pode ser visitada a partir da próxima terça-feira (09/09), na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro. A exposição, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu, esteve entre os dias 22 e 30 de agosto no Interfoto Itu 2014 e vai integrar a mostra sobre a Tradição da Festa do Divino que já existe na Casa da Praça.

Flores foi convidado a integrar a exposição já existente pela secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz, durante o Interfoto e ficou entusiasmado com a oportunidade.

As fotos foram feitas há alguns anos. “O primeiro passeio para São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, durante 2009 foi o suficiente para nos apaixonarmos por esta pequena cidade, porém grande em charme. Desde então vamos com alguma frequência para participar dos inúmeros eventos do calendário anual, mas foi a Festa do Divino Espírito Santo, ou simplesmente Festa do Divino, que mais nos encantou”, comenta o fotógrafo.

Sempre entre a Semana Santa e Corpus Christi, a Festa do Divino traz várias atrações tradicionais como as congadas, procissões, shows de música, pau de sebo, cavalhadas entre outras atividades. O grande destaque para a população local e turistas é o Afogado. Em enormes panelas voluntários da cidade preparam o ensopado de carne, distribuído gratuitamente e acompanhado de muita gentileza, simpatia e solidariedade. “Fotografar a Festa do Divino é puro prazer”, declara Flores.

Denys Flores é engenheiro e fotógrafo entusiasta. Sempre fotografou, mas a partir de 2007, transformou a fotografia em hobby muito sério. Em qualquer tempo disponível procura fotografar o cotidiano urbano, esportes e teatro. Desde então algumas fotos já foram publicadas em revista especializada, outras finalistas de concursos e inúmeras divulgadas em sites, neste último caso principalmente coberturas de peças teatrais e jogos de Rugby – esporte em franco crescimento no Brasil.

A visitação à Casa da Praça é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu