HomeCulturaExposição com livros de enterramento e mapas antigos da cidade está aberta para visitação

Foi aberta nesta segunda-feira (20/03), no saguão do Centro Administrativo Municipal uma exposição com mapas históricos da cidade e livros de enterramento do Cemitério Municipal, compreendidos entre o final do século XIX até os anos de 1930.

“Impossível planejar o futuro sem conhecer o próprio passado”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola que também agradeceu o empenho das secretarias envolvidas no resgate dos bens históricos que estavam esquecidos.

Na ocasião o funcionário Luiz Carlos da Silva Gomes foi homenageado pelos 32 anos de serviços prestados como agente funerário, sempre zelando pelos livros de enterramento que há mais de um século preservam parte da história da cidade.

“A partir de hoje disponibilizamos para população dois instrumentos de pesquisa, os registros de enterramento e de mapas históricos, onde podemos ver como era Itu há 100 anos, como eram as ruas e seus nomes. Que esse possa ser o início de muitos outros projetos de resgate histórico”, falou o secretário municipal de Cultura, Geraldo Gonçalves Junior.

A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo secretário de Serviços Urbanos Alessandro Mazaro, que disponibilizou os livros para fazerem parte do acervo municipal; demais secretários e diretores, além dos vereadores Mané da Saúde e Luciano do Secom.

Nos livros de enterramento os visitantes podem ver nomes de figuras ilustres da cidade, e que hoje dão nomes a ruas, escolas, entre outros locais. Também há a descrição das datas de nascimento e falecimento, causa da morte, idade, endereço e profissão dando um panorama de onde as pessoas moravam e o que faziam. Já nos mapas é possível ver os antigos nomes de algumas ruas e as regiões da cidade que ainda não existiam.

A exposição é organizada pelo MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu), da Secretaria Municipal de Cultura, que desde o início do ano está viabilizando o processo de patrimonialização dos livros de enterramento de adultos e crianças, compreendidos entre o final do século XIX até os anos de 1930, do Cemitério Municipal de Itu.

O intuito dessa ação é preservar e perpetuar a memória e história grafadas nesses livros. Em breve a intenção é que haja a digitalização e digitação dos livros, permitindo com que a pesquisa se torne mais acessível e simples para toda população.

Os livros farão parte do Mahmi e a conservação e salvaguarda será por meio de parceria com o Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu.

A exposição poderá ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no saguão do Centro Administrativo Municipal, localizado na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro.

imagem_release_895521
imagem_release_895522