08/03/2024
HomeCulturaExposição celebra obra de Pery Guarany Blackman no Museu Republicano

Exposição celebra obra de Pery Guarany Blackman no Museu Republicano

O artista Pery Guarany Blackman terá sua obra reverenciada no Museu Republicano Convenção de Itu. A abertura da exposição “Itu e seus moradores nas caricaturas de Pery Guarany Blackman” será às 10h deste sábado (24/02).
Essa será a primeira vez que o Museu Republicano irá expor parte da coleção do MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu Synésio Sampaio Góes). A mostra conta com participação efetiva da Prefeitura de Itu, por meio de sua Secretaria de Cultura.
As obras expostas foram pintadas sobre papel a partir das técnicas do grafite, aquarela, nanquim e bistre, constituem um importante registro iconográfico documental dos moradores da cidade de Itu na primeira metade do século 20.
Os escolhidos para a realização das caricaturas foram os mais diversos personagens do cotidiano, como fazendeiros, jornalistas, advogados, professores, médicos, maestros, músicos, dentistas, pirotécnicos, farmacêuticos, comerciantes e também os denominados “tipo de rua”, que ficaram conhecidos localmente por seus apelidos como Mandu, Zé Pum, Ignácio Sapo e Parafuso.
Muitos dos retratados eram pessoas do círculo de amizade do professor Pery Guarany Blackman como os professores do Grupo Escolar Cesário Mota e o Sr. Francisco Ferraz de Toledo, proprietário da Loja Flor de Maio, onde ele frequentemente apresentava publicamente seus trabalhos artísticos.
O Museu Republicano está localizado na Rua Barão do Itaim, 67, no Centro, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023 2525.