Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresExposição “Aves de Itu” foi aberta nesta sexta-feira

Exposição “Aves de Itu” foi aberta nesta sexta-feira

Na tarde desta sexta-feira (17/06) aconteceu mais um evento que compõe a programação do Mês do Meio Ambiente. Foi a abertura da exposição “Aves de Itu”, que faz parte da Programação do Mês de Meio Ambiente 2016 da Prefeitura da Estância Turística de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Senna Ambiental.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, da secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, e do secretário de Administração, Miguel de Moura.

A exposição conta com 80 quadros, frutos de um projeto idealizado e mantido pela empresa Senna Ambiental, através de parceria  com a artista Simone Franco. O projeto teve início nos inventários de fauna realizados pela equipe de biólogos da Senna Ambiental, sob a coordenação do biólogo Bruno Talon, em diversos locais da nossa cidade. “A lista das aves avistadas em Itu chega a mais de 160 espécies já vistas”, comenta Talon.

A exposição apresenta algumas das espécies que ocorrem em Itu, nas zonas rural e urbana, com o objetivo de despertar nos visitantes a prática de observação da natureza.

“Estou impressionado com as obras da Simone Franco, em um primeiro momento acreditei que fossem fotos”, comentou o prefeito durante seu discurso.

A exposição segue até o dia 30 de junho, no saguão do Centro Administrativo Municipal, com visitação gratuita.

A artista

Simone Franco nasceu em Curitiba-PR em 1963 e formou-se no Curso Superior de Pintura pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), em 1989.  Iniciou sua carreira artística no atelier livre de escultura da Fundação Parque São Lourenço e fez estágio no Centro de Conservação e Restauração da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Em 1990, mudou-se para a cidade de Itu, onde lecionou diversas disciplinas no curso superior de Artes Plásticas do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

Trabalha com arte-terapia na Oficina Protegida da APAE. Tem participado de vários salões e exposições de arte, havendo obtido diversos prêmios, figurado em publicações de revistas especializadas e realizado palestras sobre o seu trabalho e sobre as artes em geral. Formou-se como Técnica em Meio Ambiente pelo Centro Paula Souza em Itu, onde conheceu o Biólogo e Professor Bruno Talon. Dessa parceria surgiu o presente trabalho que retrata a avifauna da cidade de Itu.

Texto: Decom

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(17/06/16)