Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEducaçãoEstudante ituana participa da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília

Estudante ituana participa da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília

21_08_2012_conferenciaA aluna Alexia Alcântara Marques, estudante da 3ª série do Ensino Médio na E. E. “Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel”, e presidente do Grêmio Estudantil nesta mesma escola, será uma das 26 representantes dos 645 municípios do Estado de São Paulo, durante a X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), que acontece em Brasília, quando se comemoram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A escolha ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em Ribeirão Preto, na VI Conferência Lúdica Estadual da Criança e do Adolescente, organizada pelo Condeca/SP, com a presença de todas as delegações regionais do Estado. Alexia Marques defendeu o eixo de “Fortalecimento da Participação e Protagonismo Juvenis” em todas as esferas da sociedade, especificando a importância dos grêmios estudantis nas unidades escolares. “Somente a politização e o senso crítico possibilitam ao aluno ser protagonista em sua própria história, alargando seu olhar para o mundo a sua volta”, afirmou Alexia que foi indicada pelo Grêmio Estudantil da escola para apresentar sua proposta na Conferência Lúdica do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, realizada ainda em abril deste ano com o apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social.

Alexia e outros alunos da escola foram eleitos para representar a cidade e, após passar por várias fases de escolhas regionais, foi eleita a representante da Macrorregião de Sorocaba para o Estado e posteriormente para a Nacional que acontece em duas etapas: a primeira em dezembro de 2015 e a segunda em abril de 2016.

A aluna foi eleita pelo seu desempenho e compromisso com a vida escolar e a participação da jovem a levaram a ser indicada, em eleição direta, para presidir os alunos neste ano letivo. Agora, Alexia tem a tarefa de defender a sua pauta em torno da participação ativa dos Grêmios Escolares no cotidiano das instituições de ensino, continuando a tarefa de mobilização da juventude em torno de problemáticas reais e do seu tempo.

Já em Ribeirão Preto, entre 16 e 18 de agosto, aconteceu a X Conferência Estadual Adulta dos Direitos da Criança e do Adolescente. A cidade de Itu esteve representada pelo Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Robson José Candiani Mota e da Conselheira Tutelar, Isabela Belon Scalet.

Entre os diversos temas discutidos, a cidade de Itu participou ativamente e conseguiu ajudar a emplacar a proposta regional de Sorocaba, para ser discutida na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, no mês de abril de 2016. Na ocasião, o Presidente do CMDCA de Itu, ficou eleito como primeiro suplente para defender os interesses da região na referida Conferência Nacional.

Decom

(21/08/2015)