Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEducaçãoEscolas municipais desenvolvem atividades para a erradicação do trabalho infantil

Escolas municipais desenvolvem atividades para a erradicação do trabalho infantil

EMEF PADRE BENTO

EMEF PADRE BENTO

As escolas municipais de ensino Fundamental continuam promovendo uma série de atividades propostas pelo “PETECA” (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).

O “PETECA” faz parte do Projeto MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola, lançado em 2012, com a finalidade de conscientizar a sociedade quanto à urgência da erradicação do trabalho infantil e assegurar a proteção ao trabalho do adolescente.

O projeto consiste num conjunto de ações voltadas à realização de debates sobre temas relativos aos direitos das crianças e do adolescente, e a erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.

EMEF “Monsenhor Camilo Ferrarini”

Na EMEF “Monsenhor Camilo Ferrarini”, os alunos realizaram atividades através da confecção de cartazes e textos, além de sessões de filmes, referentes ao tema proposto pelo “PETECA”,

EMEF “Padre Bento”

Os alunos da EMEF “Padre Bento” também exploraram os temas propostos pelo “PETECA”, realizando uma caminhada pelo bairro onde se localiza a escola, e abordando os comerciantes locais, para mostrar a importância de se respeitar as Leis de Trabalhistas e erradicar o trabalho infantil no Brasil.

EMEF “Professor Lourenço Carmignani”

O “PETECA” também foi desenvolvido na EMEF “Professor Lourenço Carmignani”, que apresentou o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) aos alunos da unidade, enfatizando alguns direitos e deveres das crianças. Os alunos trabalharam o tema proposto em cartilha do MPT, através de textos, cartazes, poesias e debates.

Vale destacar que estas atividades fazem parte de um acordo firmado entre a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público do Trabalho, são desenvolvidas ao longo do ano, em todas as escolas de ensino Fundamental da Rede Municipal.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

Fotos: Divulgação

(20/06/16)