Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresEm dois dias, mais de 2,4 toneladas de recicláveis são recolhidas na região do Pirapitingui

Em dois dias, mais de 2,4 toneladas de recicláveis são recolhidas na região do Pirapitingui

Coleta seletiva começou na segunda-feira; Rotary Itu Convenção doa equipamentos para o refeitório do Centro de Triagem

Desde a última segunda-feira (24/10) os moradores da região do Pirapitingui passaram a contar com a coleta seletiva na porta de suas casas. Somente nos dois primeiros dias de trabalho foram recolhidas mais de 2,4 toneladas de materiais recicláveis. O trabalho é realizado pelos cooperados do Centro de Triagem de Recicláveis da região do Pirapitingui, que será inaugurado no próximo dia 9 de novembro e atenderá 13 bairros da região.

Com isso, Itu completa 100% de coleta seletiva em sua área urbana. A meta inicial de recolhimento é de cinco toneladas/dia, podendo ser expandida para até 15 toneladas/dia. “Acreditamos que nas próximas semanas aconteça um aumento de 40% a 50% no material recolhido”, comenta José Soares da Silva, diretor financeiro da Comarei. Na área central, Itu já conta com grande adesão à coleta, recolhendo por volta de 300 toneladas por mês de material reciclável.

Apoio do Rotary

Com o apoio do Rotary Itu Convenção o Centro de Triagem da região do Pirapitingui conquistou os móveis do refeitório. Foram doados um fogão, uma geladeira, mesas, marmiteiro, bebedouro e lixeiras.

A entrega simbólica aconteceu nesta quarta-feira (26/10), no gabinete do prefeito Antonio Tuíze, e contou com representantes do Rotary Itu Convenção, da Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) e da secretária municipal de Meio Ambiente, Patricia Otero.

“É muito gratificante sabermos que instituições como o Rotary reconheceram a importância do Centro de Triagem para a cidade alcançar a meta de recolhimento de material reciclado”, comenta Tuíze.

Conscientização

Para que a recém implantada coleta seletiva funcione, desde o início de outubro os moradores do bairro estão sendo conscientizados para que façam a separação correta do lixo produzido. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu e cooperados da Comarei visitaram as casas do bairro entregando folhetos explicativos sobre a separação adequada do lixo e os dias de coleta de cada bairro.

Os alunos das escolas municipais e estaduais também foram orientados e levaram para casa, além de folhetos explicativos, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Na região do Pirapitingui a coleta acontecerá da seguinte forma:

– Segunda-feira: Cidade Nova;

– Terça-feira: City Castelo, Portal do Éden e Village Castelo;

– Quarta-feira: Jardim União, Vila Martins, Vila Vivenda, Alpes I e II;

– Quinta-feira: Jardim Europa e Novo Mundo;

– Sexta-feira: Vila da Paz, Chácaras Carolina e Hospital do Pirapitingui.

Texto: Decom

Fotos: João Campanelli e Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(26/10/2016)