Widget Image
Secretarias
21/03/2024
HomeSecretaria da EducaçãoDepartamento Pedagógico

Departamento Pedagógico

Departamento Pedagógico desenvolve o planejamento estratégico das ações vinculadas à proposta pedagógica da Rede Municipal Ensino, dando o suporte necessário para o trabalho nas Unidades Escolares.

O Departamento possui como missão o acompanhamento do desempenho da aprendizagem dos alunos por meio da Gestão de Resultados.

Para alcançar os objetivos de excelência no ensino, o Departamento tem como uma das metas promover a formação dos gestores e professores nas diferentes áreas de conhecimento, incentivando o desenvolvimento contínuo e uma atuação comprometida com a educação de forma inovadora, o que se constitui numa contribuição para o aperfeiçoamento e melhor desempenho desses profissionais.
As ações do Departamento Pedagógico são direcionadas para proporcionar aos alunos os direitos de  aprendizagem, e, consequentemente, uma participação efetiva no seu processo de formação, assegurando às crianças, jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino de Itu uma educação de qualidade com equidade.

Diretora responsável: Anna Cristina Ambrozio Tatangelo

Telefones: (11) 4886 9111 e (11) 4886 9112


O Departamento Pedagógico é responsável pelos seguintes serviços oferecidos:

 NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado)

O NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado) é um investimento da Secretaria Municipal de Educação de Itu, com uma visão integradora dos serviços, na qual o foco de atenção é a aprendizagem efetiva e de qualidade dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
O NAPE traz a unificação dos serviços dos profissionais da área da Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Assistência Social, Psicopedagogia e o setor de Inclusão com a Coordenação Pedagógica da Educação Inclusiva, que realiza o acompanhamento dos alunos com deficiência do município.
Atualmente o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem é encaminhado pela escola para ser assistido pelos profissionais do NAPE em parceria com os educadores – gestores e professores, bem como para orientações aos familiares e responsáveis.

O setor de Inclusão é responsável pelo acompanhamento dos alunos de inclusão na escola e pelo monitoramento das Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essas SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, atendem os alunos com deficiência de forma complementar por meio da disponibilização de serviços e múltiplos recursos.
Faz parte do NAPE o Centro de Convivência dos Deficientes Auditivos que conta com profissional especializado para atuação com deficientes auditivos do município além do Curso de Libras para todos os profissionais da área da educação e também para os munícipes em geral.
O Projeto LUPAH – Lúdico Universo de Pessoas com Altas Habilidades também traz um diferencial para os trabalhos desenvolvidos pelo NAPE, uma vez que apresenta ações para que crianças e jovens com altas habilidades possam desenvolver os seus talentos e ser assistidos na sua trajetória escolar.

NAPE Unidade I:

Praça Reg. Feijó, 52 – Centro, Itu – SP, 13300-200.
Telefone: (11) 4022 3639/ (11) 4013 0287

NAPE Unidade II/Pirapitingui:
Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14 – Cidade Nova, Itu.
Telefone: (11) 4019-9701

NAPE Unidade III/PSE:
R. Dr. Benedito Galvão, s/nº – Vila Leis, Itu – SP, 13309-090.
Telefone: (11) 4025-0364


CEMUL (Centro Municipal de Línguas)

Mais um serviço oferecido aos munícipes e sob gestão do Departamento Pedagógico é o CEMUL (Centro Municipal de Línguas), que oferece ensino de idiomas – Inglês e Espanhol, gratuito e de qualidade a partir da faixa etária de 10 anos, jovens e adultos.

O ingresso dos alunos ocorre mediante inscrição em períodos pré-determinados e divulgados nos sites oficiais da Prefeitura, complementada por normas internas e disponibilidade de vagas nas Unidades.

CEMUL Unidade I
Rua Santana, 178 – Centro
Telefone: (11) 4013-2042

CEMUL Unidade II
Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14 – Cidade Nova


CONSELHOS

Os Conselhos também estão sob gestão do Departamento Pedagógico no sentido de subsidiar os trabalhos e de apoiar as ações dos conselheiros.
Os Conselhos que possuem suporte técnico da Secretaria da Educação por meio do Departamento Pedagógico são: Conselho Municipal da Educação (CME), Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) e Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Para obter informações sobre os Conselhos entrar em contato no Departamento Pedagógico – (11) 4886 9111/ (11) 4886 9116.

 

 


 

Plínio Bernardi Júnior
Secretário Municipal de Educação

Silvia de Fátima Lorenzani Sório
Secretária Municipal Adjunta de Educação