Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresDomingo no Parque realiza atividades em parceria com o Museu de Energia

Domingo no Parque realiza atividades em parceria com o Museu de Energia

Neste final de semana (10/04), o Domingo no Parque desenvolve através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Museu da Energia de Itu/Fundação Energia e Saneamento, ações e brincadeiras com experimentos de Radiômetro de Crookes, Painel Solar e Maquete de Fotocélula. As atividades acontecem a partir a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no interior do Parque Ecológico Taboão.

Saiba mais:

– Radiômetro de Crookes: é um motor solar composto por quatro hélices suspensas dentro de um bulbo de vidro. Dentro deste bulbo há um vácuo. Quando se joga uma luz nas hélices dentro do radiômetro, elas giram. Com a luz solar brilhante, elas giram a milhares de rotações por minuto.

– Painel Solar: as células fotovoltaicas que compõe o painel solar são fabricadas em um material semicondutor chamado silício, que possuem características entre um condutor e um isolante. A célula fotovoltaica não armazena energia, ela apenas mantém um fluxo de elétrons, enquanto houver incidência de luz. Este fenômeno é chamado de “Efeito Fotovoltaico”.

– Fotocélula: a fotocélula ou células fotovoltaicas é um dispositivo elétrico de estado sólido capaz de converter  luz em eletricidade.

A Programação conta ainda, com atividades esportivas, que envolvem jogos de tabuleiro (xadrez e damas), mini futebol e vôlei.

O Domingo no Parque acontece das 8h às 12h, no Parque Ecológico Taboão, localizado no bairro Itu Novo Centro. Aos domingos, o local fica fechado para o trânsito de automóveis durante o horário do evento, permitindo aos frequentadores a utilização de seu espaço total, que possui uma área de 41,8 mil metros quadrados, com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, viveiro, horta, estação para ginástica, pista de caminhada, playground e com o Canil da Guarda Civil Municipal, que fica aberto à visitação.

Texto e fotos: DECOM

(05/04/16)