Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresDomingo de Páscoa terá o tradicional Estouro do Judas em Itu

Domingo de Páscoa terá o tradicional Estouro do Judas em Itu

Como acontece há mais de 130 anos, a cidade de Itu vai realizar o tradicional Estouro do Judas no domingo de Páscoa (31/03), na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), no Centro, pontualmente ao meio-dia. O Estouro do Judas é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos e conta todos os anos com a presença de milhares de ituanos e turistas que vêm prestigiar este acontecimento ímpar.

Antes dos bonecos de Judas e do Diabo serem explodidos acontece a apresentação do Bloco do R, que animará todos os presentes. Para evitar acidentes com as bombas, a praça será cercada e todos que forem prestigiar o evento, obedecendo a sinalização de segurança, ficarão a uma distância segura das explosões.

O Estouro do Judas é um evento exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do traidor de Cristo e do Diabo. O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país. Ao invés de fazer como acontece em outros locais, onde o boneco é simplesmente espancado, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas é detonado com bombas acompanhado pelo próprio capeta. A manifestação cultural única está registrada até no Livro dos Recordes (Guinness Book) e atrai anualmente milhares de turistas para Itu.

Crédito da foto: Renata Guarnieri/AI Prefeitura de Itu

RG