20/08/2017
HomeGestões AnterioresDoação de mudas de árvores nativas segue até sexta-feira

Doação de mudas de árvores nativas segue até sexta-feira

Como parte da programação da Semana da Árvore e do Rio Tietê, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas até a próxima sexta-feira (26/09). São mudas com tamanho entre um metro e um metro e meio e apropriadas para serem plantadas em calçadas, quintais ou outros lugares, basta o munícipe informar onde deseja plantá-la.

Maria Cristina Diniz Marques, professora aposentada, aproveitou a campanha de doação de mudas para levar algumas para casa. “Onde moro tem muitos pássaros por isso resolvi plantar as árvores nativas e, principalmente as frutíferas, para que eles possam aproveitar”, comentou. Algumas das mudas que Maria Cristina levou foram de araçá, saboneteira, cereja do sul, pitanga e uvaia.

Nos primeiros dias de campanha já foram doadas mais de mil mudas que podem ser retiradas no Viveiro Santa Teresa, Viveiro Martinho Di Ciero, Centro de Educação Ambiental Villa, Bosque Alceu Geribello e Parque do Varvito, das 8h30 às 16h30. Junto com as mudas serão distribuídos folders explicativos de como cuidar da árvore.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero destaca a importância da campanha. “A arborização urbana, permite que o espaço construído se integre com o jardim, ruas e parques. Com esta campanha convidamos a população a fazer parte da construção da paisagem da cidade”, conclui.

As árvores também trazem diversos benefícios, pois evitam a erosão e contribuem para a saúde do solo com as raízes, mantém a umidade do ar, providenciam oxigênio necessário para a vida, retém CO2, é essencial para a manutenção de pelo menos 50% da biodiversidade do planeta, promovem ambientes sombreados para o lazer, fornecem chás, sementes, frutas, fibras, madeiras, resinas, pigmentos e medicamentos para o nosso dia-a-dia.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu