Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeEducaçãoDoação de mudas de árvores nativas começa segunda-feira

Doação de mudas de árvores nativas começa segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (22/09), como parte da programação da Semana da Árvore e do Rio Tietê, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas.

Serão mudas com tamanho entre um metro e um metro e meio e apropriadas para serem plantadas em calçadas, quintais ou outros lugares, basta o munícipe informar onde deseja plantá-la. Dentre as espécies que serão doadas há pitanga, araçá, araticum, ipê amarelo, saboneteira, entre outras. Junto com as mudas serão distribuídos folders explicativos de como cuidar da árvore.

As mudas podem ser retiradas no Viveiro Santa Teresa, Viveiro Martinho Di Ciero, Centro de Educação Ambiental Villa, Bosque Alceu Geribello e Parque do Varvito, das 8h30 às 16h30.

“A arborização urbana, permite que o espaço construído se integre com o jardim, ruas e parques, com esta campanha convidamos a população a fazer parte da construção da paisagem da cidade”, comenta a secretária municipal de Meio Ambiente Patricia Otero.

As árvores também trazem diversos benefícios como evitam a erosão e contribuem para a saúde do solo com as raízes, mantém a umidade do ar, providenciam oxigênio necessário para a vida, retém CO2, é essencial para a manutenção de pelo menos 50% da biodiversidade do planeta, promovem ambientes sombreados para o lazer, fornecem chás, sementes, frutas, fibras, madeiras, resinas, pigmentos e medicamentos para o nosso dia-a-dia.

Texto e infográfico: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu