Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEducaçãoCurso prepara professores de Itu para tecnologias digitais

Curso prepara professores de Itu para tecnologias digitais

Ainda como parte do “Educonexão”, haverá a instalação de pontos de internet banda larga com WiFi e TV a cabo em torno de 45 escolas da rede pública municipal de Itu

Nesta terça-feira (25/03), a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Educação, assinou o termo de participação no projeto “Educonexão” uma iniciativa da NET Educação, em parceria com o Instituto Crescer. A assinatura, que aconteceu no auditório do Centro de Formação de Professores (Paço Municipal), contou com a presença do prefeito Antônio Tuíze e da secretária municipal de Educação, Marilda Cortijo.

Também participaram do evento o secretário municipal de Governo, Rick Schmidt, o consultor de Responsabilidade Social e editor chefe do Portal Net Educação – Flávio Rodrigues, a diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania – Luciana e o gerente de Operações da Net Itu -Allan Felipe Rutkosky.

O projeto “Educonexão” tem como objetivo preparar professores para usarem as tecnologias digitais em processos de ensino que engajem os alunos na aprendizagem. O curso, que irá aprimorar a qualificação dos professores da rede municipal, é o mesmo que já foi implementado com sucesso nos municípios de Taubaté, Botucatu, Marília, Vitória, Manaus, Pelotas, Farroupilha e Lajeado. Itu será a pioneira na região.

O curso terá duração de dois meses, com cerca de 60 horas, nas quais os participantes irão aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas. Os educadores serão orientados a como ensinarem aos seus alunos a produção de textos e outros materiais informativos para internet, assim como se precaverem de cyberbulling e outros riscos da rede.

Ainda como parte do “Educonexão”, a NET realizará a instalação de pontos de internet banda larga com WiFi e TV a cabo em torno de 45 escolas da rede pública municipal de Itu. O serviço é doado pela empresa às escolas da rede municipal e ficará à disposição de alunos e professores em áreas como bibliotecas, laboratórios de informática e salas de vídeo.

A empresa NET, responsável pelo desenvolvimento do projeto, é renomada por oferecer conexão por meio de sua infraestrutura de redes, conecta as pessoas de suas casas com o mundo, seja com o uso da internet, televisão ou telefone. Já a ONG Instituto Crescer atua há 13 anos trabalha com projetos na área de Educação, muitos voltados à formação de professores para uso de tecnologias digitais.

O “Educonexão” conta também com a parceira de Microsoft, Intel, HP, EDP Energias do Brasil, Votorantim Metais, Conselho Britânico e Vale.

Fotos: Secretaria de Educação/Pref. Itu