Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeSaúdeCurso de cuidadores prossegue neste sábado

Curso de cuidadores prossegue neste sábado

Prossegue neste sábado (21/09), no auditório do Centro de Formação de Professores, o Curso de cuidadores, promovido pela Prefeitura de Itu, por meio do Programa de Internação Domiciliar (PID) da Secretaria Municipal da Saúde. O curso, que teve início no último sábado (14/09), é destinado a cuidadores de pacientes atendidos pelo PID.

No encontro deste final de semana, os cuidadores participam de palestras ministradas pelas fonoaudiólogas Amanda Cristina A. de Araújo Rodrigues e Melissa Maria Bruni Palomo Tamarossi sobre “Importância do cuidador nas terapias fonoaudiólogas/Higiene oral, disfagia e cuidados com a sonda nasoenteral”; pela nutricionista Ana Cecília Cavachini de Melo sobre “Controle Nutricional de pacientes com necessidades especiais”; pela enfermeira Elaine Aparecida Mesquita de Abreu sobre “Técnicas de higiene/Técnica para troca de curativos/Medidas preventivas a lesões/Cuidados com SNE e SVD”; e pela médica do PID, Sandra Regina Souza Castilho, sobre “A morte e o morrer”.

No primeiro encontro, aproximadamente 100 cuidadores puderam assistir às palestras ministradas pelo médico e coordenador do PID, Marcílio Antonio Cabral; da assistente social Maria Therezinha Rodrigues e das fisioterapeutas Andréia Felipe Gurdin e Luzinet Maculada Conceição. Na oportunidade, cuidadores falaram sobre a qualidade do trabalho desempenhado por toda a equipe do PID, revelando aprovação e satisfação em relação ao serviço.

Texto: Angélica Estrada