Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresCrianças participam de oficina de patrimônio ambiental

Crianças participam de oficina de patrimônio ambiental

No início da tarde desta sexta-feira (19/09), alunos do Lar Escola Santo Inácio participaram de uma oficina sobre patrimônio ambiental e plantio de sementes nativas, realizada dentro da programação da Semana da Árvore e do Rio Tietê, por meio de parceria das Secretarias de Meio Ambiente e Cultura.

Durante a oficina as crianças fizeram o plantio de sementes de uma árvore nativa, o ipê roxo, usando composto orgânico produzido pela Secretaria de Meio Ambiente com galhos de árvores e matos provenientes das podas e capinas de parques e limpeza urbana, realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais.

Os alunos também puderam ver como as minhocas transformam restos de folhas e alimentos em composto para as plantas e, inclusive, puderam manuseá-las. A secretária municipal de Meio Ambiente, Patricia Otero conversou com as crianças sobre a importância das sementes e como elas germinam.

As sementes foram levadas para a escola onde serão cuidadas pelos alunos até que fiquem com um tamanho que possam ser transplantadas para o chão. Depois disso, os pais dos alunos que quiserem as mudas para serem plantadas em casa poderão levá-las, e as demais mudas serão entregues para o viveiro municipal.

O intuito do projeto é conscientizar sobre a germinação das árvores e a importância da arborização urbana.


 Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu