Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresConsórcio do Trem Republicano anuncia empresa que irá construir a ferrovia

Consórcio do Trem Republicano anuncia empresa que irá construir a ferrovia

Em Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (Citrem) ocorrida na manhã de terça-feira (02/12), foi apresentada, ao prefeito Antonio Tuíze e aos demais presentes, a empresa vencedora da licitação para construção da ferrovia entre as cidades de Itu e Salto por onde irá correr a locomotiva à vapor do Projeto Trem Republicano. O nome da empresa é Prumo Engenharia Ltda.

Uma vez que a obra está sendo tocada na forma de consórcio entre dois municípios, foram necessárias duas licitações e ambas foram vencidas pela mesma empresa, o que trará agilidade na execução dos serviços.

O prefeito Tuíze fez questão de agradecer o emprenho de todos os envolvidos neste projeto que deve iniciar os trabalhos no próximo ano com previsão de um ano de obra.

Também estiveram presentes os secretários municipais Miguel de Moura Silveira Júnior (Administração) e Shirley Dantas (Planejamento), membros da diretoria, colaboradores do Consórcio e servidores municipais de Itu e Salto.

Estação Ferroviária

Na presença do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Antonio Tuíze participou na semana passada no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, de cerimônia de liberação de verba oriundas de convênio entre a Prefeitura e o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) da Secretaria Estadual de Turismo que será utilizada em importantes obras do município.

Uma destas obras é a reforma da Estação Ferroviária de Itu. A construção do prédio atual aconteceu no início dos anos 1940, em projeto assinado pelo engenheiro arquiteto João Caciola, do Departamento de Construção da Estrada de Ferro Sorocabana. Com o fim das operações ferroviárias em 1987, o prédio abrigou a sede do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) até o ano de 2010.

O projeto de reforma da estação ferroviária visa integrá-lo ao Projeto do Trem Republicano que está sendo implantado também com recursos do DADE. O projeto contempla implantação de Acessibilidade (rampa), reforma da plataforma de embarque e desembarque, reforma hall do prédio com inclusão de bilheteria, transformação de salas para acervo ferroviário, adaptação de banheiros para cadeirantes, fraldário, reforma da lanchonete com deck externo de madeira, instalação de elevador para cadeirantes e reforma e manutenção do segundo pavimento para uso administrativo.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(02/12/2014)