Widget Image
Secretarias
21/03/2024
HomeJurídicoConcilia Itu realiza mais de 2,8 mil acordos judiciais durante o primeiro ano de atividades

Concilia Itu realiza mais de 2,8 mil acordos judiciais durante o primeiro ano de atividades

O Concilia Itu completou, no último mês de fevereiro, um ano de funcionamento e, nesse período, atendeu mais de 5 mil pessoas, entre dúvidas e pedidos de acordos, nas áreas de saúde, educação e tributária.

Ao todo 3.274 processos foram analisados pelo Concilia Itu em seu primeiro ano, resultando num total de 2.878 acordos judiciais, ou seja, um índice de 87,90% de acordos.

O número de ações judiciais envolvendo vagas em creche na cidade de Itu praticamente foi zerado, sendo que em 2016 estas ações ultrapassaram 800 processos e, em 2017, não chegaram a 10 ações judiciais.

As questões tributárias tiveram êxito em mais de 94,34% dos casos, o que também ampliou a arrecadação aos cofres públicos no último ano.

Outro grande avanço foi na área da saúde, onde o número de ações judiciais também foi reduzido consideravelmente, o que possibilita melhor gestão do dinheiro público, redução de gastos com despesas e condenações judiciais, mais agilidade no atendimento das necessidades da população e menos processos atrapalhando os trabalhos de Juízes, Promotores e funcionários do Poder Judiciário.

Além disso, o Concilia Itu, que concorreu ao Prêmio Innovare, recebeu a visita de representantes de mais de 40 cidades, interessados em conhecer o projeto e foi um dos temas de um encontro de Direito Público realizado em Santa Catarina, que contou com a participação de mais de 100 municípios.