Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresComissão Interna de Meio Ambiente A3P realiza última reunião do ano 2014

Comissão Interna de Meio Ambiente A3P realiza última reunião do ano 2014

A Comissão Interna de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu, responsável por facilitar as práticas ambientais estipuladas pela A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), realizou na manhã desta terça-feira (09/12), no Paço Municipal, sua última reunião do ano 2014.

Em pauta, um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano cujo resultado foi considerado altamente positivo. Além de sensibilizar os gestores públicos da Prefeitura da Estância Turística de Itu para as questões socioambientais, grupos de trabalho levaram esta conscientização para Secretarias Municipais e Departamentos que ficam fora do Paço Municipal.

Em junho deste ano, a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, esteve em Brasília participando do Fórum Nacional da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. Na ocasião, foi apresentada a A3P implantada na Prefeitura de Itu.

Em setembro, dentro da programação da Semana da Árvore e do Rio Tietê, uma ação do Dia Mundial sem Carro incentivou funcionários do Paço Municipal a virem trabalhar a pé, de bicicleta, de carona ou de alguma outra forma sem utilizar o carro. Também foram disponibilizadas dezenas de bicicletas para que os servidores pudessem andar pelo estacionamento e pelo quarteirão, uma maneira de incentivar a adoção da bicicleta como meio de transporte.

Em novembro último, a Prefeitura da Estância Turística de Itu recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Selo A3P Verde em reconhecimento ao empenho do Poder Municipal em implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O Selo A3P Verde é conferido através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental e seu objetivo é reconhecer e divulgar boas práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade que já são implantadas pela Administração Pública em todo o país.

Concluindo os trabalhos do encontro desta manhã, os membros da A3P traçaram as metas do plano de trabalho 2015.

A A3P é um projeto do Ministério do Meio Ambiente em parceria com os municípios e órgãos públicos que busca a construção de uma nova cultura institucional nos órgãos e entidades públicos, objetivando estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos da licitação sustentável e da produção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu