Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresComeçam as obras da adutora Mombaça em Itu

Começam as obras da adutora Mombaça em Itu

A concessionária dos serviços de água e esgoto de Itu inicia nesta quinta-feira (11) as obras da adutora Mombaça. O anúncio oficial será feito às 14 horas, com as presenças do prefeito Antonio Tuíze, representantes da AR-Itu (Agência Reguladora),concessionária Águas de Itu e do Grupo Águas do Brasil, junto ao canteiro de obras, instalado na Rodovia do Pau D’Alho (acesso pelo bairro Santa Laura).

A captação de água nova junto aos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho possibilitará o reforço de aproximadamente 280 litros de água por segundo para a ETA I (Estação de Tratamento de Água) do Rancho Grande, responsável pelo abastecimento da região central da cidade. Esse volume, segundo levantamentos da AR-Itu, equivale sozinho a 50% da captação da estação em períodos normais.

A indicação do Mombaça com alternativa para enfrentar a estiagem mais severa dos últimos 123 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela AR-Itu. São 22,5 km de extensão de adutora. Para tanto, foram adquiridos 2.000 tubos de PVC (Defofo) de 500 milímetros de diâmetro, para uma extensão de 12,2 quilômetros e 1.750 tubos de ferro, que serão utilizados em cerca de 10,3 quilômetros da adutora. Serão necessárias também duas bombas centrífugas bi-partidas horizontalmente, com sucção 350 mm e recalque 200 mm.

Detalhes técnicos

Excetuando o trecho inicial, toda a adutora será construída em estrada municipal (Estrada do Pau D’Alho), diminuindo as desapropriações.

Haverá, no primeiro momento, a necessidade de instalação de grupos geradores e posteriormente redes de energia elétrica definitiva.

Provada a viabilidade hídrica e sanitária do projeto, foi definida a necessidade de construção de uma soleira de aproximadamente 1,5 metro de altura sobre o leito do córrego, como um pequeno barramento, para permitir a formação de uma lâmina d’água mínima para a instalação de bombas.

A elevatória de água principal se localizará próximo às margens do Mombaça, que bombeará água à bacia Pau D’Alho e de lá para o seu destino final, a Estação de Tratamento do Rancho Grande, ETA 1.
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) expediu outorga para a captação e adução, conforme publicação no Diário Oficial do dia 02 de setembro. As elevatórias ainda aguardam permissão da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Novo comando

A nova obra de captação será iniciada pela Águas de Itu e deverá ser concluída por Águas da República. A nova empresa que cuidará da concessão pertence ao Grupo Águas do Brasil, holding que opera 13 concessões em 15 municípios (nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas). O anúncio oficial aconteceu no dia 19 de agosto, em entrevista coletiva concedida no Gabinete do Prefeito.