Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresComdema discute APA Pedregulho e abre campanha de prevenção às queimadas

Comdema discute APA Pedregulho e abre campanha de prevenção às queimadas

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) realizou na manhã desta quarta-feira (08/05), reunião na sede da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acervir).

A pauta deste encontro discutiu mais uma vez o Ante Projeto de lei para criação de Área de Proteção Ambiental (APA) do Bairro Pedregulho que está localizada na divisa com os municípios de Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Itupeva, numa importante região de mananciais e remanescentes de Mata Atlântica.

A criação desta APA está alinhada ao Plano Diretor Municipal de Itu e é de extrema relevância por abrigar em seu território a bacia do Ribeirão Piraí, futuro abastecedor de água bruta para o município ituano.

O segundo assunto do dia foi o lançamento de campanha de prevenção e combate a queimadas, coordenado pelas Secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Segurança, Transito e Transportes e Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Itu (AR) e tem como meta desenvolver ações de maio à setembro de 2013, para reduzir e evitar focos de queimadas urbanas e florestais.

A Campanha de combate a Queimadas de Itu também conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Cooperativa Agrícola, Sindicato Rural de Itu e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB (Agência Itu).

Principais Causas

O ar seco, os fortes ventos e a pouca chuva contribuem para o alastramento de focos de incêndios agravando as doenças e os prejuízos ao patrimônio e o meio ambiente.

As principais causas de queimadas são bitucas de cigarros lançadas em rodovias, queima de lixo, queima não controlada em pastos e canaviais, queima de mato, fogueiras e queda de balões.

A sociedade pode ajudar, venha retirar material educativo sobre a Campanha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Patricia Otero Secretária de Meio Ambiente reforça a importância da colaboração dos ituanos nesta campanha “juntos poderemos evitar além dos prejuízos a nossa saúde a proteção do meio ambiente”.

Ao avistar fumaça ou focos de incêndio, contate imediatamente a Defesa Civil ligando para os números 199 ou 193.

Texto: Daniel Alcântara
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu