HomeSaúdeCerimônia oficializa retomada do Programa “Sorriso Encantado”

Cerimônia oficializa retomada do Programa “Sorriso Encantado”

A retomada do Programa “Sorriso Encantado”, cujo foco é a prevenção odontológica dos alunos da rede pública municipal, foi oficializada na tarde desta segunda-feira (05/03), durante cerimônia realizada pela Prefeitura na Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber Itu.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Guilherme Gazzola, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Patrícia Müller Gazzola, os secretários municipais Janaina Guerino de Camargo (Saúde) e Walmir Scaravelli (Educação), a representante da APCD Itu (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), Laura Tavares, o vereador Rodrigo Macruz, além de secretários e diretores municipais.

O prefeito Guilherme Gazzola comentou com os alunos e demais presentes à cerimônia, que ele é formado em Odontologia e que, como dentista, acredita que a prevenção em saúde bucal é fundamental. Durante a cerimônia o prefeito e a primeira-dama fizeram a entrega simbólica de kit com pastas e escovas, cedidos gratuitamente por parceiros da iniciativa privada. Os kits, com produtos da marca Colgate-Palmolive, foram obtidos por intermédio do Funssol, junto à empresa Nato, que atua no ramo odontológico em Itu.

Coordenado pela Secretaria de Saúde, o “Sorriso Encantado” é uma iniciativa da administração para o restauro da prevenção odontológica em Itu. Nessa primeira fase, estima-se que aproximadamente 1,2 mil crianças, da Educação Infantil ao Fundamental I, serão examinadas pelos dentistas da Prefeitura.

O levantamento servirá para fazer uma triagem com o objetivo de encaminhamento dos pacientes aos serviços odontológicos do município. Os exames serão realizados em um trailler especialmente equipado, que ficará estacionado nas escolas durante o período necessário para o atendimento dos estudantes.

Além das avaliações odontológicas, essa retomada do programa traz melhorias e os alunos também terão orientações sobre higiene bucal, assim como os kits de higiene bucal. Houve ainda apresentações musical e de jogral pelos alunos e encenação teatral pela equipe do serviço de odontologia da Prefeitura. No próximo dia 12, o “Sorriso Encantado” estará na escola Francisco Ursaia, no bairro Cidade Nova.

O evento contou ainda com apresentação de jogral

Durante a cerimônia houve a entrega simbólica de kit com pastas e escovas

Primeira-dama observa a estrutura do trailler do Programa “Sorriso Encantado”