Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeCulturaCerimônia marca início da Semana Almeida Junior em Itu

Cerimônia marca início da Semana Almeida Junior em Itu

Na manhã desta quarta-feira (08/05) a Secretaria Municipal de Cultura de Itu realizou a abertura da Semana Almeida Junior com uma exposição de réplicas de obras do pintor ituano, no saguão do Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro.
O prefeito Antonio Tuíze participou da cerimônia que contou com cerca de 80 alunos da Emefei Rachel Steiner Leitão e do Colégio Almeida Junior. “É muito importante lembrarmos do aniversário de Almeida Junior. Sua arte levou o nome de nossa cidade para todo o mundo e esta exposição ilustra algumas de suas principais obras”, comentou o prefeito.
A Semana Almeida Junior vai até o dia 15 de maio e está repleta de atividades para adultos e crianças. Ações educativas estão sendo realizadas diariamente no saguão do Paço Municipal por meio de uma exposição de reproduções das obras da fase caipira do pintor. Na ocasião os alunos das escolas que participam do projeto podem conhecer as réplicas das obras do pintor e participar de uma atividade que resulta em expressões artísticas que farão parte do “Varal de artistas mirins”.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Funssol de Itu Zélia Vaccari Gomes, o presidente da Câmara Municipal Josimar Ribeiro, a secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz, demais secretários municipais, diretores e outras autoridades.
Além de comemorar o aniversário natalício de José Ferraz de Almeida Junior, o objetivo da Semana Almeida Junior é desenvolver o interesse cultural nos jovens estudantes e o conhecimento das artes plásticas como instrumento de comunicação, além de oferecer entretenimento a todos.
A Semana Almeida Junior é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, o Colégio Almeida Junior, o Instituto Cultural de Itu e a Secretaria Municipal de Educação.

Confira a programação:
08 de maio
19h30 – Mesa de Discussão
“O ituano Almeida Júnior e suas obras”
Local: Auditório da Reitoria do CEUNSP – Rua Madre Maria Basília, 965, Centro.
10 de maio
19h30 – O Museu da Música – Itu e o Coral Vozes de Itu apresentam: “Canções Populares do Brasil“
Local: CEUNSP – Salão Nobre da Imaculada Conceição – Rua do Patrocínio, 706, Centro.
Texto e foto: Renata Guarnieri