Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresCerimônia marca apresentação da nova sede da Secretaria de Turismo na Estação Ferroviária

Cerimônia marca apresentação da nova sede da Secretaria de Turismo na Estação Ferroviária

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (27/04), a cerimônia de apresentação da nova sede da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, instalada no primeiro andar do prédio da Estação Ferroviária de Itu, recentemente restaurado para receber o Trem Republicano.

O evento contou com as presenças do prefeito Antonio Tuíze, acompanhado da primeira-dama e presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, dos vereadores Balbina de Paula Santos e Givanildo Soares da Silva, do secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Ricardo Xavier da Silveira, na oportunidade representando os demais secretários presentes à cerimônia, diretores e funcionários municipais, além de convidados.

A nova sede da Secretaria de Turismo manteve a denominação de Espaço Francisco Flaviano de Almeida, Simplício, em homenagem ao saudoso humorista ituano. Além de gerar economia, pois está instalada em um prédio público, o local conta com uma infraestrutura preparada para receber turistas e oferecer mais qualidade nos serviços prestados aos munícipes. O prédio possui amplo espaço interno, com elevador e banheiros para PCD (Pessoa com Deficiência) e uma central de informações turísticas, localizada na parte térrea, que funciona também aos finais de semana e feriados.

Durante a cerimônia, houve ainda entrega da chave de uma sala do CCP (Centro de Capacitação Profissional), para o presidente da Associação dos Artesãos de Itu, Hélio Zaparolli Junior, realizada pela primeira-dama, Zélia Vaccari Gomes, para que os profissionais da Feira de Artesanato possam utilizar o espaço para guardar suas barracas.

Estação Ferroviária de Itu

A Companhia Ytuana de Estrada de Ferro inaugurou a estação de Itu com festas, na véspera da Convenção Republicana, no dia 17 de abril de 1873, para poder receber parte dos congressistas, através da novíssima estrada de ferro, enorme novidade e fator de progresso na época.

Esta estação foi, por mais de vinte anos, ponta da linha tronco original da ferrovia Ituana, que chegava até a cidade de Jundiaí, em um percurso de mais de 70 quilômetros, conectando a ferrovia dos ingleses à São Paulo Railway, estrada de ferro que ligava ao porto de Santos.   A atual estação foi construída em 1934, projeto do engenheiro arquiteto João Caciola, do Departamento de Construção da Ferrovia Sorocabana. Vários armazéns estão à sua volta, mostrando uma esplanada original bem ampla. A antiga estação foi desativada definitivamente em 1987, com a abertura da nova ferrovia e estação no Bairro Progresso. Os trilhos foram retirados quase que imediatamente. Porém, desde 1976 a estação já não atendia mais a trens de passageiros.

Texto e fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(27/04/16)