Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeEducaçãoCerca de 130 alunos participam de palestra no Mês do Meio Ambiente

Cerca de 130 alunos participam de palestra no Mês do Meio Ambiente

2016_06_10_primatas_do_brasil_01Cerca de 130 alunos das Escolas Francisco Nardy Filho e Rogério Lázaro Tocheton participaram nesta sexta-feira (10/06) da palestra “Primatas Brasileiros”, proferida pelo Projeto Mucky, no auditório do Centro Administrativo Municipal, como parte das atividades do Mês do Meio Ambiente realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os alunos ouviram explicações sobre tráfico de animais, viram por meio de slides alguns dos primatas brasileiros, incluindo o menor e o maior deles, a relação de crescimento urbano e invasão de animais nas cidades, queimadas que desalojam e matam, os impactos ambientais e suas consequências, o porquê não domesticá-los e como uma espécie aparece em uma região que não é o habitat natural dela.

Ana Paula Barranco e Lívia Botár, que proferiram a palestra, falaram sobre os hábitos de vida dos primatas, qual a alimentação deles e também contou como funciona o Projeto Mucky, que socorre e recupera primatas brasileiros vítimas de ação humana. O Projeto fica em Itu e no local há cerca de 220 animais que recebem cuidados de acordo com a espécie e estado em que chegam, alguns muito debilitados.

Ao final os alunos puderam fazer perguntas e a professora de matemática Sandra Maria Gomes Inácio, da Escola Francisco Nardy Filho, e a professora de matemática e física Tânia Aparecida Batalha Peres, da Escola Rogério Lázaro Tocheton, receberam exemplares para a biblioteca das escolas do livro “Primatas Brasileiros”, de autoria das palestrantes.

A secretária municipal de Meio Ambiente Patrícia Otero prestigiou a palestra e destacou a importância de conscientizar desde jovem para a preservação e cuidado com os animais.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu