Widget Image
Secretarias
23/03/2024
HomeSaúdeCentro de Zoonoses nos Bairros esteve na Vila Lucinda nesta semana

Centro de Zoonoses nos Bairros esteve na Vila Lucinda nesta semana

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve na Vila Lucinda, no último dia 26, quando agendou 31 castrações de animais de proprietários residentes no referido bairro. A visita fez parte do Programa Centro de Zoonoses nos Bairros, criado este ano pelo CCZ de Itu, e que percorre bairros do município para promover o agendamento para castração e atendimento de cães e gatos.

Visitas também estão programadas, de acordo com o cronograma do Centro de Controle de Zoonoses, para os bairros Vila Progresso (31/05), São Judas (28/06), Jardim Vitória (26/07), Cerâmica Torga (30/08), Cerâmica 7 Quedas (27/09), Bairro Araguaia (25/10), Vila Ianni (29/11) e Vila Bandeirantes (27/12).

Esse programa contribui com a saúde pública, considerando que com as castrações o CCZ promove um controle de natalidade animal, diminuindo a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas e, consequentemente, o surgimento de zoonoses. Diversas são as zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem como raiva, leptospirose, leishmaniose, esporotricose, febre maculosa, toxoplasmose e outras.

Vale ressaltar que, além das castrações agendadas por meio do Programa Centro de Zoonoses nos Bairros, o CCZ de Itu realiza diariamente de 12 a 17 castrações.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(28/04/2016)