Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresCentro de Triagem de Reciclagem do Pirapitingui será inaugurado na próxima quarta-feira

Centro de Triagem de Reciclagem do Pirapitingui será inaugurado na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira (09/11), às 10h, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu), inaugura o Centro de Triagem de Recicláveis da Região do Pirapitingui, que atenderá a 13 bairros da região que contam com coleta seletiva desde o dia 24 de outubro.

Com a implantação do Centro de Triagem a cidade de Itu alcança a marca de aproximadamente 100% de coleta seletiva na região urbana. A meta inicial de recolhimento é de cinco toneladas/dia, podendo ser expandida para até 15 toneladas/dia. De acordo com José Soares da Silva, diretor financeiro da Comarei a adesão dos moradores acontecerá gradualmente. “Acreditamos que nas próximas semanas aconteça um aumento de 40% a 50% no material recolhido”, comenta.

Itu já conta com grande adesão à coleta na região central, recolhendo por volta de 30 toneladas por mês de material reciclável. Na Região do Pirapitingui a coleta acontecerá da seguinte forma:

Segunda-feira: Cidade Nova;
Terça-feira: City Castelo, Portal do Éden e Village Castelo;
Quarta-feira: Jardim União, Vila Martins, Vila Vivenda, Alpes I e II;
Quinta-feira: Jardim Europa e Novo Mundo;
Sexta-feira: Vila da Paz, Chácaras Carolina e Hospital do Pirapitingui.

Conscientização

Para que a recém implantada coleta seletiva funcione, durante o mês de outubro os moradores do bairro foram conscientizados para que façam a separação correta do lixo produzido. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu e cooperados da Comarei visitaram as casas do bairro entregando folhetos explicativos de como separar corretamente e os dias de coleta de cada bairro.

Os alunos das escolas Municipais e Estaduais também foram orientados e levaram para casa, além de folhetos explicativos, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Texto: Decom

Fotos: João Campanelli/Prefeitura Itu

(03/11/2016)