Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeSaúdeCentro de Controle de Zoonoses realiza campanha de adoção de animais

Centro de Controle de Zoonoses realiza campanha de adoção de animais

doacao_caes_17_01_0No último sábado (14/01), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi realizada mais uma edição da campanha de adoção de cães e gatos. O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Caio Gaiane, prestigiou a campanha que doou 21 animais, sendo 13 cães e 8 gatos.

Carolina Zacharias Amorim esteve no local e adotou um cão. “Tem tanto animal abandonado, por que comprar?”, questionou. Rosileide Evaristo dos Santos Gomes e Maria Rosileine da Silva, que adotaram respectivamente um gato e um cão, elogiaram a campanha e destacaram a importância de adotar e cuidar bem dos animais.

Todos os cães e gatos adotados receberam gratuitamente um microchip, que é um meio prático e moderno de identificação do animal, do seu proprietário e seu endereço. Esse recurso é utilizado por poucos municípios e objetiva ainda diminuir o número de animais abandonados na cidade, além de ser um banco de dados com informações sobre as medicações recebidas pelo animal.

Enquanto era feita a microchipagem, o proprietário do animal participava de ação de conscientização sobre posse responsável, alertando a respeito dos cuidados que se deve ter ao adotar um animal. A pessoa que adotou um cão ou gato durante a campanha poderá agendar a castração gratuita do animal, que será realizada posteriormente pela equipe do CCZ.

Vale ressaltar que os animais trazem diversos benefícios às pessoas, independente da faixa etária, como melhora nos relacionamentos, diminuindo o estresse e a solidão. Além de serem ótimas companhias para a prática de atividades físicas, estudos são realizados sobre o auxílio dos animais às pessoas na recuperação de traumas e doenças.

doacao_caes_17_01_1

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu
Fotos: Beto Silvestre/Prefeitura de Itu

(17/01/2017)