Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeCCZ realiza campanha de adoção com participação de dog walkers

CCZ realiza campanha de adoção com participação de dog walkers

A Campanha de Adoção de Animais, promovida no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no último dia 2 de abril, doou 14 animais e contou ainda com a presença de alunos do Colégio Almeida Júnior que participam do Projeto de Ação Voluntária Dog Walker. Desenvolvido pelo Colégio Almeida Júnior, em parceria com a Prefeitura de Itu, por meio do CCZ, e o Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães, o projeto possibilita a alunos do Ensino Fundamental II da referida instituição a oportunidade de realizar trabalho voluntário com cães abandonados e resgatados pelo CCZ.

Para participar desse projeto, que visa a conscientização para trabalhos voluntários e a importância da solidariedade, os alunos fizeram um minicurso gratuito de formação com o adestrador de cães Alexandre Zanetti, que também ministra aulas de Posse Responsável de Pets aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Durante o minicurso foram abordados temas como a evolução dos cães, a linguagem canina, características comportamentais das principais raças, relacionamento homem-cão, problemas de comportamento, princípios gerais de adestramento, entre outros. Os alunos conheceram ainda o trabalho desenvolvido pelo CCZ e tiveram contato com alguns dos animais resgatados.

Devidamente habilitados, no dia 28 de março, os alunos fizeram o primeiro passeio voluntário com os animais do CCZ, quando também apadrinharam um cachorro. O coordenador do CCZ, o veterinário André Teixeira Oliveira Ariza, comentou que o projeto do Colégio Almeida Júnior muito contribui com a proposta do serviço de aproximar a população dos animais que aguardam para serem adotados.

“É muito importante que a população visite o CCZ e conheça o nosso serviço, brinque com os animais que ali estão. Esse projeto do Colégio é excelente, porque os alunos criam vínculos com os animais. No último dia 2, durante a Campanha de Doação de Animais, eles foram até o CCZ acompanhados de seus pais, passearam e até deram banho nos animais”, relata Ariza.

CCZ nos bairros

Outro trabalho implantado pelo CCZ, no último mês de março, é o Programa Centro de Zoonoses nos Bairros, por meio do qual a equipe do referido serviço visita alguns locais na cidade para agendar castrações de animais de proprietários residentes num determinado bairro.

A primeira visita, ocorrida em 29 de março, contemplou a Vila da Paz, quando foram agendadas 49 castrações de animais de proprietários residentes no referido bairro. As próximas visitas já têm datas definidas e serão realizadas das 8h às 11h: Vila Lucinda (26/04), Vila Progresso/Olhos D’Água (31/05), São Judas (28/06), Jardim Vitória (26/07), Cerâmica Tarbo (30/08), Cerâmica 7 Quedas (27/09), Bairro Araguaia (25/10), Vila Ianni (29/11) e Vila Bandeirantes (27/12).

Esse programa contribui com a saúde pública, considerando que ao castrar animais, o CCZ promove um controle de natalidade animal, diminuindo a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas e, consequentemente, o surgimento de zoonoses. Diversas são as zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem como raiva, leptospirose, leishmaniose, febre maculosa e outras.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Itu

(07/04/2016)