23/03/2024
HomeSaúdeCarreta da Saúde já está atendendo no Pirapitingui

Carreta da Saúde já está atendendo no Pirapitingui

O equipamento disponibilizado pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase está em Itu como segmento da Semana Padre Bento

Como sequência dos eventos promovidos em razão da Semana Padre Bento, realizada através da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, a Carreta da Saúde, está desde segunda-feira (23/09) no bairro Cidade Nova. O equipamento, disponibilizado pelo MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), atenderá até sexta-feira (27/09), das 9h às 16h, na Administração Regional do Pirapitingui.

A carreta realiza exames gratuitos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia (em caso de alteração, a pessoa será encaminhada para a UBS mais próxima de sua residência) e avaliação de hanseníase (em caso de suspeita, haverá encaminhamento ao AMI).

Entre os dias 17 e 20 deste mês, a Carreta da Saúde esteve na Praça da Independência (Largo do Carmo) e promoveu 553 atendimentos gratuitos. Os pacientes com suspeita de hanseníase foram encaminhados Ambulatório de Moléstias Infecciosas – AMI “Maria Helena Corrêa Pompeu”, na Rua José de Paula Leite de Barros, 136, Centro.

Ambulatório

Além desta enfermidade, o AMI da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itu oferece consulta médica e acompanhamento de pacientes com DSTs (HIV- Aids, Sifilis, HPV, Condiloma, etc), Hepatite B e C, Tuberculose, Blastomicose, Toxoplasmose, Dengue, entre outras moléstias.

Vale ressaltar que é preciso agendar consulta e ter encaminhamento médico feito nos postos de saúde da cidade. Por fim, o ambulatório conta com médicos infectologistas, ginecologista, tisiologista e também com dentista, psicólogo, assistente social e equipe de enfermagem.