Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresCampanha visa conscientizar sobre riscos das queimadas

Campanha visa conscientizar sobre riscos das queimadas

Com o intuito de conscientizar a população quanto ao perigo e ao prejuízo que as queimadas causam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu está realizando uma campanha de combate às queimadas.

Por meio de folhetos e palestras serão realizadas ações de prevenção e educação ambiental para minimizar o ateamento de fogo e a degradação ambiental causada pelos incêndios. Para denunciar quem estiver fazendo queimadas basta entrar em contato pelo número 199, gratuitamente.

A maioria dos focos combatidos são os que visam a queima do lixo e a roçagem de terrenos, o que causa grande poluição para a atmosfera, prejuízos econômicos, à saúde, acelerando os processos de desflorestamento e de perda da biodiversidade.

Por conta desse mal costume o Brasil está entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta e, com a chegada da época de estiagem a tendência é de que o número de focos aumente o que precisa ser combatido com conscientização e colaboração da população.

“As queimadas prejudicam a nossa saúde, o solo, as plantas e os animais. Temos visto  aumento das queimadas em terrenos baldios nas áreas urbanas nos últimos anos. A fiscalização se intensificou e com a campanha vamos reprimir o uso ilegal do fogo”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente Patrícia Otero.

Conscientização

Com a conscientização o intuito é evitar um dos efeitos colaterais das queimadas, o uso de água tratada na limpeza das fuligens nas residências.

O procedimento básico para se evitar queimadas é não jogar bitucas de cigarros em estradas, ruas ou avenidas; não queimar lixo; não soltar balões; não colocar fogo em terrenos baldios e na área rural, fazer aceiros, principalmente nas divisas com estradas municipais, manter a fazenda com pasto roçado e não proceder a queimada da roçada.

Decom

(19/04/2016)