Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeCampanha Outubro Rosa orienta e alerta sobre importância da prevenção ao câncer de mama

Campanha Outubro Rosa orienta e alerta sobre importância da prevenção ao câncer de mama

O médico mastologista Márcio Antonio Elias Leonardi durante palestra na empresa Brasil Kirin

O médico mastologista Márcio Antonio Elias Leonardi durante palestra na empresa Brasil Kirin

Durante todo este mês, a Prefeitura de Itu, o Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia (OncoItu) e a ONG +Vida realizaram no município a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo estimular e conscientizar a população para a prevenção ao câncer de mama, por meio do autoexame e dos exames periódicos.

Com a participação de mais de 120 apoiadores, entre empresas privadas, estabelecimentos comerciais, instituições e igrejas, a campanha deste ano atingiu milhares de pessoas em Itu. Ações de prevenção ao câncer de mama, palestras educativas sobre a doença, doação de cabelo, Caminha Outubro Rosa (que reuniu mais de mil pessoas no centro da cidade) integraram a programação da campanha que colocou laços e luzes cor de rosa em diversos pontos e prédios de Itu.

A Campanha Outubro Rosa ocorre em todo o mundo, anualmente, e sua história remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano. Vale lembrar que o câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença no sexo masculino.

A estimativa do Inca para 2016 é de 57.960 novos casos de câncer de mama. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa cidade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, de forma especial após os 50 anos.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(28/10/2016)