Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeSaúdeCampanha Nacional de Vacinação segue até dia 31

Campanha Nacional de Vacinação segue até dia 31

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Atualização das Cadernetas de Vacinação, que teve no último sábado (15/08) o dia “D” da mobilização, que foi acompanhado pelo vice-prefeito Neto Beluci e pelo secretário municipal de Saúde, Manoel Monteiro.

Em Itu, no sábado, a campanha aconteceu nas 15 UBSs, assim como nos demais dias da campanha que se estende até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Somente até às 10h desta segunda-feira (17/08) já haviam sido vacinadas 4325 crianças, ou seja, 44,94% do público alvo. A meta é vacinar ao menos 95% desse público formado por crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias.

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde ressalta a importância dos pais ou responsável apresentar a Caderneta de Vacinação da criança, a fim dos profissionais aplicarem vacinas atrasadas do calendário do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conhecida popularmente como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é transmitida pelo poliovírus e deixa sequelas no sistema nervoso como a paralisia. A poliomielite foi erradicada no Brasil devido à vacinação (o último caso registrado foi em 1989), mas na África e Ásia ainda há regiões onde o poliovírus é endêmico, o que justifica a continuidade das campanhas de vacinação para evitar que a doença se reintroduza.

Texto: Angélica Estrada/Renata Guarnieri
Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(17/08/2015)