Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeCampanha Nacional de Vacinação começa no sábado

Campanha Nacional de Vacinação começa no sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Atualização das Cadernetas de Vacinação para o ano de 2015 acontece no período de 15 a 31 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No sábado (15/08), dia “D” da mobilização, haverá campanha nas 15 UBSs, das 8h às 17h. E nos demais dias da campanha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas UBSs.

O público alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A equipe da Secretaria Municipal da Saúde ressalta a importância da mãe ou responsável apresentar a Caderneta de Vacinação da criança, a fim dos profissionais aplicarem vacinas atrasadas do calendário do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conhecida popularmente como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é transmitida pelo poliovírus e deixa sequelas no sistema nervoso como a paralisia. A poliomielite foi erradicada no Brasil devido à vacinação (o último caso registrado foi em 1989), mas na África e Ásia ainda há regiões onde o poliovírus é endêmico, o que justifica a continuidade das campanhas de vacinação para evitar que a doença se reintroduza.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(13/08/15)