Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeCampanha de vacinação contra o HPV teve início no sábado

Campanha de vacinação contra o HPV teve início no sábado

A Prefeitura de Itu realiza desde sábado (28/09), a primeira fase da campanha de vacinação pública contra o HPV oncogênico – “Itu contra o câncer do colo do útero”, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Este ano, a campanha contempla meninas nascidas em 2002 e residentes em Itu. A primeira manhã de vacinação foi assistida pelo prefeito Antonio Tuíze, pelo vice Neto Beluci e pelo secretário de Saúde, Manoel Monteiro, que estiveram nos postos de vacinação acompanhando os procedimentos.

A campanha prossegue no período de 30 de setembro a 4 de outubro, das 7h às 17h, em todas as UBSs. Para ser vacinada é preciso procurar a Unidade Básica mais próxima portando documento de identidade (RG, RG Escolar ou Certidão de Nascimento), comprovante de residência e carteira de vacinação. A expectativa da Prefeitura é vacinar 1,3 mil meninas neste ano.

O papiloma vírus humano (HPV) é o principal causador do câncer do colo do útero. O câncer se desenvolve quando uma infecção pelo HPV se torna persistente e progride. O contágio com o vírus se dá através de contato e relações sexuais. Na maioria das vezes, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. Por isso, é fundamental que a mulher faça o exame de papanicolau periodicamente para verificar se está com HPV.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama; é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Ainda segundo dados do Inca, anualmente esse tipo de câncer faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.