Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeCampanha de prevenção ao diabetes aconteceu no último sábado

Campanha de prevenção ao diabetes aconteceu no último sábado

No último sábado (06/12), o vice-prefeito de Itu, Neto Beluci e o secretário municipal de Saúde, Manoel Monteiro Gomes participaram da Campanha de Prevenção ao Diabetes, alusiva ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, pelo Rotary Club de Itu e Escola de Enfermagem Alternativa, no Plaza Shopping Itu.

A Campanha promoveu diversas ações de prevenção à população atendendo centenas de pessoas que também tiveram a pressão arterial aferida. O diabetes é o aumento dos níveis de açúcar no sangue (níveis glicêmicos), conhecido como hiperglicemia. Pessoas com idade acima dos 45 anos, familiares próximos com diabetes, sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, pressão alta, colesterol elevado ou uso de medicações que aumentam a glicose no sangue são pessoas com mais riscos de desenvolverem a doença.

Os sintomas mais comuns do diabetes são: muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração. A orientação dos profissionais da saúde é que, ao apresentar um ou mais sintomas, a pessoa deve procurar orientação médica imediatamente.

Texto: Renata Guarnieri/Angélica Estrada
Fotos: Renata Guarnieri/AI Prefeitura de Itu