24/03/2024
HomeSaúdeCampanha de doação de sangue teve a participação de 174 pessoas

Campanha de doação de sangue teve a participação de 174 pessoas

Prefeito Tuíze foi o primeiro doador do dia de campanha em Itu

A campanha de doação de sangue realizada na Prefeitura de Itu nesta quarta-feira (13/03) contou com a participação de 174 pessoas. O prefeito Antonio Tuíze fez questão de colaborar com a campanha, sendo o primeiro doador do dia.

Há três anos a doação de sangue em Itu foi descentralizada para o Hemonúcleo da Colsan, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. No entanto, um esforço conjunto do prefeito Tuíze, da diretoria do Hospital São Camilo Itu e da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), atual instituição responsável pela captação de doadores em Sorocaba, viabilizou a campanha ocorrida neste dia 13.

O objetivo é que novas campanhas sejam realizadas em Itu. Quem estiver interessado em colaborar com campanhas futuras e se enquadrar nos requisitos necessários pode se inscrever na Pastoral da Saúde, no Hospital São Camilo Itu, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, pelo telefone (11) 4013-8024.

Outra opção é procurar o Posto de Cadastro para Doação de Sangue no Posto de Enfermagem que funciona nas dependências da Prefeitura de Itu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (esse cadastro será encaminhado para a Pastoral da Saúde/Hospital São Camilo Itu). Todos os candidatos a doadores serão contatados pela equipe da Pastoral da Saúde/Hospital São Camilo Itu para mais informações.

Os requisitos necessários para doar sangue são: portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação), ter entre 16 e 67 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos; pesar acima de 50 kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém, tendo evitado refeições pesadas (gordurosas).

No caso de doadores menores de 18 anos, se estiverem acompanhados pelo responsável legal, devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação. Quando estiverem desacompanhados, devem apresentar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em Cartório.

Para ser um doador, o candidato não deve ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de aids ou hepatite). Homens podem doar sangue a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses. Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.

O vice-prefeito Neto Beluci; o superintendente geral da Colsan, José Augusto Barreto; o diretor administrativo do Hospital São Camilo Itu, Klebson Carvalho; o padre Clóvis Wilson Fontenla, da Pastoral da Saúde e do Hospital São Camilo Itu; o vereador Marquinhos da Funerária; e o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro Gomes; entre outras autoridades, prestigiaram a campanha em Itu.

Crédito das fotos: Angélica Estrada/AI Prefeitura de Itu
AE