HomeGestões AnterioresBombeiros de Itu apresentam novos equipamentos

Bombeiros de Itu apresentam novos equipamentos

Um protetor respiratório e um desencarcerador veicular foram demonstrados diante das autoridades locais

Na manhã desta terça-feira (24/09), o Corpo de Bombeiros de Itu apresentou dois novos equipamentos: um protetor respiratório e um desencarcerador veicular. O prefeito Antonio Tuíze e a deputada estadual Rita Passos acompanharam a demonstração destes aparelhos na sede dos bombeiros. O evento foi prestigiado ainda pelo secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte coronel Marco Antonio Augusto, pelo vereador Marquinhos da Funerária e o ex-prefeito Herculano Passos.

O desencarcerador é a ferramenta utilizada para retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves e outras estruturas metálicas que necessitem de corte. O comandante dos bombeiros de Itu, tenente Michelin, explicou que o novo equipamento substitui um aparelho do ano de 1992, considerado ultrapassado. Também presente na ocasião, o secretário municipal de Administração, Miguel de Moura Silveira Junior, foi convidado para experimentar o desencarcerador recém-adquirido, realizando o corte de um veículo de teste.

A vinda desses aparelhos dá sequência a uma série de conquistas para o Corpo de Bombeiros de Itu iniciada ainda no governo do ex-prefeito Herculano e mantida agora pelo atual chefe do Executivo, Antonio Tuíze, sempre com apoio da deputada Rita Passos, junto ao Governo do Estado. Um exemplo desta parceria se deu em fevereiro deste ano, quando o comandante geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel Erick Hoelz Colla recebeu pessoalmente os pedidos das autoridades ituanas.

Parceria vitoriosa

No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura doou 20 novas mangueiras para a corporação, providencialmente usadas no incêndio ocorrido recentemente na IBBL (Indústria Brasileira de Bebedouros Ltda).

Em agosto, houve a entrega das chaves de duas novas viaturas do resgate 193, sendo uma já completa e outra que será montada dentro do convênio existente entre o governo municipal e o estadual.

No ano passado, durante o governo Herculano, foi feita a doação de uma caminhonete Ford Ranger zero km e ainda investimento de R$ 400 mil para equipar um novo caminhão autobomba com capacidade de 20 mil litros.

O Corpo de Bombeiros de Itu recebeu também, através do trabalho da deputada Rita Passos, um compressor importado de alta capacidade e dois equipamentos completos de proteção respiratória, com máscara, válvulas e cilindros de ar usados em ambientes com gases tóxicos e fumaças.