Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaBanda União realiza dois concertos especiais em comemoração aos 104 anos de fundação

Banda União realiza dois concertos especiais em comemoração aos 104 anos de fundação

A Corporação Musical União dos Artistas (CMUA), conhecida também por Banda União, comemorou no dia 16 junho os 104 anos da sua fundação e, para celebrar essa data, realiza em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Itu dois concertos especiais. O primeiro deles é neste sábado (18/06), às 20h e outro no domingo (19/06), às 11h, ambos na sede da Banda.

Os concertos têm a participação especial do clarinetista Otinilo Pacheco, que será o solista da Fantasia do Rigoletto, de Luigi Bassi, baseado na Ópera Rigoletto de Verdi com regência de Miriam de Castro.

Atualmente a banda conta com 30 músicos com idades vão desde a percussionista Mariana Lima Mascarenhas da Silva, de 17 anos até a tubista Nadir Brites, de 78 anos, mostrando que a música une gerações.

“A banda mantém com recursos próprios uma escola de música gratuita com cerca de 30 alunos e cinco professores especializados, além do grupo de prática de conjunto da Banda Escola “União dos Artistas”, com 20 músicos. Nossa esperança é formar músicos para os próximos 100 anos da CMUA.”, comenta Diego Plana Robert, presidente e trompetista da Corporação Musical União dos Artistas.

A Banda União foi fundada em 16 de junho de 1912 por alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, o primeiro maestro. Em 1939 foi inaugurada sua sede própria, construída em regime de mutirão, pelos próprios músicos. Esta sede leva o nome do grande maestro, compositor e músico ituano “Elias Álvares Lobo”.

As apresentações são gratuitas e toda a população está convidada a prestigiar a centenária banda ituana.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(17/06/2016)